Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC

Brasil Carbono Zero 2060

O documento Brasil Carbono Zero, entregue ao presidente Michel Temer em dezembro de 2018, é uma proposta que avalia as medidas necessárias para o Brasil se tornar um país carbono neutro – com emissões zero de gases de efeito estufa (GEEs) —até o ano de 2060. 


 

A urgência desse tipo de avaliação foi ressaltada pelo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), que estipula como meta limitar o aumento da temperatura do planeta em até 1,5 graus Celsius, bem como o que seria necessário em uma ação coletiva internacional para alcançar tal resultado. 


 

O estudo abrange, além da mitigação de emissões, temas como adaptação e visões de sociedade. Também situa o nosso País em relação às iniciativas anunciadas por outras nações para se tornarem carbono neutro, como Portugal e Espanha. 


 

O documento foi realizado pela equipe do professor Emílio La Rovere, do Centro Clima da COPPE/UFRJ, que já havia desenvolvido um trabalho sobre a possibilidade do Brasil alcançar, em 2050, emissões per capita numa média compatível com um cenário de 1,5o C. 


 

Na ocasião, o diretor do Centro Brasil no Clima e secretário executivo do FBMC, Alfredo Sirkis, acrescentou que o estudo é coerente com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil. “Cumprir as metas estabelecidas na NDC coloca-nos perante o mundo como uma potência agroflorestal, com biocombustíveis, energias limpas e fortes vantagens competitivas”, afirmou.