Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC

Ratifica Já!

Em 2016, o CBC idealizou e lançou, em parceria com a SOS Mata Atlântica, a campanha Ratifica Já!, que resultou na aprovação do Acordo de Paris pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República, em tempo recorde de dois meses, sob o regime de urgência. Com isso, o Brasil tornou-se o primeiro país a ratificar o Acordo, o que ressaltou seu protagonismo nas negociações das conferências internacionais sobre clima. A campanha foi lançada pela CBC com apoio da SOS Mata Atlântica, no Congresso Nacional, em um evento no dia 8 de junho. O primeiro resultado prático do evento foi sua aprovação pelos líderes de todos os blocos partidários da Câmara em "regime de urgência". Isso consideravelmente diminuiu seu caminho para aprovação.

Sob o "regime de urgência", foi direto para a plenária da Câmara sem votos prévios nos comitês de Relações Exteriores, Meio Ambiente e Constituição e Justiça, que estariam presentes no regime normal de votação. 

No "regime de urgência", os relatores dessas três comissões apresentaram oralmente, no plenário, sua posição - unanimemente a favor - e a votação foi processada por meio de "votos de liderança", ou seja, a aprovação da maioria dos líderes partidários, sem petição específica, um voto nominal. 

A ratificação do Acordo de Paris foi aprovada em um tempo recorde de dois meses - em um período de grande agitação política - e depois assinado pelo presidente Michel Temer em uma cerimônia no palácio presidencial do Planalto, com discursos de Temer, dos ministros do meio ambiente e assuntos externos, Sarney Filho e José Serra e o diretor do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis. Depois foi levado à ONU por ele durante a Semana do Clima em setembro de 2016. O Brasil tornou-se o primeiro país a ratificar o Acordo por meio de um processo que envolveu o Congresso Nacional e a Presidência.