Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Aquecimento global vai afetar economia de quase todos os países


As mudanças climáticas, ocasionadas pelo aquecimento global, ganharam um espaço maior na mídia e espaços de discussão, como o Fórum Econômico Mundial, que acontece esta semana em Davos, na Suíça. Após diversos estudos revelarem o impacto no desenvolvimento das próximas gerações. Além de trazer riscos sociais, as alterações exercem uma influência direta na economia de um país.


O Relatório de Riscos Globais 2020, apresentado em Davos, aponta que os custos dos desastres ambientais no mundo em 2018, somam o equivalente a 165 bilhões de dólares. Se não houver uma ação contra a crise climática, as 200 maiores empresas do mundo serão afetadas em 1 trilhão de dólares.


Um recente estudo feito pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), mostra que praticamente todos os países – ricos ou pobres, quentes ou frios – sofrerão economicamente até 2100 se a atual trajetória das emissões de carbono for mantida. A pesquisa ainda revela que 7% do PIB global deverá desaparecer até o fim do século, a menos que as metas do Acordo de Paris sejam implantadas.


No Brasil, onde o maior vilão do efeito estufa é o desmatamento da floresta Amazônica para o agronegócio, as alterações climáticas afetariam diretamente na agricultura e pecuária. Visto que o aumento da temperatura do clima seria entre 3°C e 4°C, o país não teria mais condições de manter sua expressiva produção de alimentos, o que causaria um declínio na exportação e por consequência no PIB brasileiro.


Para o ambientalista e diretor executivo do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis, o Brasil tem a possibilidade de ser um dos únicos países que se posicionem como vencedor no meio a crise climática, já que o país tem um enorme potencial de área para ser reflorestada, que podem absorver carbono; além de uma matriz energética limpa. Porém, Sirkis destaca que para essa realidade acontecer, é necessária uma política econômica que combata e se adapte às consequências inevitáveis das mudanças climáticas.

1 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC