Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Brasil teve em média 3,3 mil hectares de desmatamentos por dia no ano passado, revela estudo


A Amazônia perdeu, em média, 2,1 hectares de floresta por dia no ano passado. Uma área equivalente a 1,9 mil campos de futebol. O bioma foi o mais devastado do país, em segundo foi o Cerrado com 33% de área devastada, o que representa 63% dos 3,339 hectares derrubados por dia no país. Somando todos os biomas, apenas 0,5% da área de desmatamento detectada em 2019 está dentro da legalidade, segundo o Relatório Anual de Desmatamento, organizado pelo projeto MapBiomas e divulgado nesta terça-feira, 26, em uma transmissão ao vivo.


Durante a apresentação do estudo, o coordenador do projeto, Tasso Azevedo, disse que os dados de desmatamento do MapBiomas devem ser usados com cautela se comparados as bases oficiais de desmatamento (como o do sistema Prodes, responsável pela detecção oficial de desmate no Brasil). “Só olhamos onde foi detectado desmatamento. Certamente tem omissão de alerta. A área mínima de detecção varia de sistema para sistema e tem área que é difícil de detectar, como a Caatinga”, afirmou Tasso, durante videoconferência. O coordenador do MapBiomas ainda ressaltou que 2/3 das áreas de desmatamento têm proprietário reconhecido ou declarado, permitindo conectar o local com algum CPF ou CNPJ, o que poderia facilitar na aplicação de multas ou embargo de terras aos criminosos.


Com o maior índice de desmate do Brasil, em Altamira, no Pará, foram detectados na compilação dos dados: 4 milhões de árvores derrubadas por crimes ambientais. Altamira também está entre as áreas mais invadidas por madeireiros, já que possui grandes áreas habitadas por índios isolados e desprotegidos, resultando em 37% de alertas apenas em terras indígenas.


O estudo também indicou a velocidade média de desmatamento para um único evento de desmatamento, que foi alcançada em uma área de 1,148 hectares no município de Jaborandi (BA). Ela foi desmatada entre os dias 8 e 27 de maio de 2019, alcançando uma média de 60 ha por dia.



O MapBiomas é um projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil, que funciona através de sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que usa o processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC