Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

CBC e SEMA – AM formalizam parceria para a consolidação do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas



A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema – AM) e o Centro Brasil no Clima (CBC) formalizaram na semana passada, 3 de agosto, uma parceria visando consolidar o aporte ao Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas (FAMC) e identificar tendências das emissões setoriais de gases do efeito estufa (GEE) do Estado e o respectivo potencial de redução de emissões conforme à Contribuição Nacionalmente Determinadas (NDC brasileira).


Para Guilherme Lima, coordenador do CBC para o projeto ICAT (Initiative for Climate Action Transparency) a parceria é de grande relevância para o trabalho que o CBC vem desenvolvendo para o avanço da agenda climática subnacional, revelando que o Estado possui instrumentos importantes para a agenda.


“A formalização da parceria com o estado do Amazonas é de grande relevância para o trabalho que o CBC vem desenvolvendo de avanço da agenda climática em subnacional. Além de estar totalmente inserido no bioma amazônico, um dos mais ameaçados pelo desmatamento, o Amazonas ocupa a sétima posição no Brasil em termos de emissões brutas, justamente em função da mudança no uso da terra. Desde o início a parceria com a secretaria (SEMA-AM) se mostrou promissora. O estado possui instrumentos importantes para a agenda, como a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais (FAMC), com o qual o CBC também tem trabalhado visando o seu fortalecimento como um espaço para as discussões em torno das opções de mitigação das emissões de GEE no estado”.


Um dos principais objetivos previstos na parceria, além do o fortalecimento do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas através da criação da Câmara Técnica de Inovação para economia de baixo carbono, é o incentivo a uma base econômica descarbonizada e a instauração de indicadores de Mensuração, Reporte e Verificação (MRV), como promulgada no Acordo de Paris.


Em documento, a SEMA - AM diz ser favorável a nova colaboração com o CBC, já que seria um marco inicial para contribuir e promover técnicas de mitigação climática para o Estado do Amazonas. A secretaria, reforçou, ainda, que espera que a “expertise” institucional do CBC coopere tecnicamente para melhorar e reestruturar o Plano de Trabalho acordado entre ambas as partes.


26 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC