Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

CBC e SEMA-RS formalizam parceria para o fortalecimento do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas



A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul e o Centro Brasil no Clima formalizaram uma parceria, no último dia 1 de julho de 2020, para fortalecer o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas e a capacitação dos gestores locais na metodologia de elaboração de indicadores de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para avaliação das políticas e ações de mitigação.


Para Guilherme Lima, coordenador do CBC para o projeto ICAT (Initiative for Climate Action Transparency) os estados subnacionais têm assumido um novo protagonismo quando o assunto são as mudanças climáticas.

“Atualmente se reconhece a importância cada vez maior do envolvimento do nível subnacional para a tomada de ações que contribuam para o alcance da NDC brasileira. O Rio Grande do Sul é um parceiro de grande importância, tanto pela sua relevância econômica quanto pela sua posição em termos de emissões de GEE, sendo o principal estado emissor na região Sul e o sexto no Brasil.” pontuou, Guilherme.

O secretário de meio ambiente e infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, afirmou sobre a importância da parceria com o CBC para o fortalecimento das políticas para o clima do estado.


“Com o apoio do CBC, qualificaremos em muito a análise técnica de metodologias e dados associados às mudanças climáticas, refletindo-se na elaboração de políticas públicas estaduais mais efetivas dedicadas ao tema.”, disse, Artur.

O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas foi instituído em 2007 e a sua Lei de Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas em 2010. Inicialmente houve articulação do fórum, mas logo as reuniões cessaram e a política de mudanças climáticas não avançou. A analista ambiental da SEMA-RS, Cristina Grabher, reforçou que a meta do governo atual é colocar em prática a política de mudanças climáticas.

“É uma das metas prioritárias, deste governo, colocar em prática (a política de mudanças climáticas). O primeiro passo foi pensar no inventário, já que ele é a base para se pensar a política. Hoje, para conhecermos o nosso perfil de emissões de GEE recorremos ao MTIC e ao SEEG, já que o estado não tem um inventário de estimativa de gases de efeito estufa”, afirma, Cristina.

Cristina Grabher também é uma das principais responsáveis pela formalização da parceria entre a SEMA-RS e o CBC, e considera que a parceria é fundamental para a política climática na região.

“É muito importante a parceria com o CBC para a capacitação do nosso corpo técnico. Temos diversos especialistas, mas nenhum com experiência em mudanças climáticas. Com essa parceria poderemos elaborar as metas de mitigação de GEE com base no sistema de MRV. Outro ponto muito importante desta parceria é a reativação do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas. Vemos no fórum a oportunidade de construir em conjunto com o setor produtivo, academia e sociedade civil as metas tangíveis de redução de gases de efeito estufa do Rio Grande do Sul”, celebrou, Cristina.

Também participaram da articulação para a parceria a coordenadora do CBC para o projeto SPIPA, Marília Closs, e o coordenador do CBC para o projeto ICS, Alexandre Batista.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC