Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

CBC e SEMAD de Minas Gerais lançam parceria pela reativação do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas



O Centro Brasil no Clima e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais - SEMAD - lançaram hoje, na 20a reunião por videoconferência da Câmara de Políticas de Energia e Mudanças Climáticas - CEM, a parceria para a reativação do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas e o desenvolvimento de indicadores de MRV no estado.

Larissa Oliveira, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, em sua apresentação, ressaltou que o estado de Minas Gerais ainda não conta com uma política estadual para as mudanças do clima. Lembrou que o Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas fora instituído em 2005, e o estado teve o seu primeiro inventário de gases de efeito estufa elaborado em 2008, porém enfatizou que é necessário o desenvolvimento de novos estudos para mensurar o impacto da mitigação estadual para a NDC brasileira e que conta com a parceria com o Centro Brasil no Clima e o Centro Clima da Coppe/UFRJ para desenvolver metas de redução de GEE.

Guilherme Lima, coordenador de projetos do CBC e líder do projeto ICAT – Initiative for Climate Action Transparency – apresentou os resultados da primeira fase do projeto, desenvolvido à nível nacional, chamando a atenção para os indicadores de MRV – Monitoring, Report and Verification – em que aponta o setor de AFOLU – Agricultura, Florestas e Uso da Terra (sigla em inglês) – como estratégico para o cumprimento das metas brasileira no Acordo de Paris.

A segunda fase do projeto, que está em seu terceiro mês de atividades, tem como meta, segundo Guilherme Lima, desenvolver indicadores de MRV nos estados estratégicos, para que consolidem políticas de mitigação nos setores chaves. Minas Gerais é um dos três estados selecionados, junto com Amazonas e Rio de Janeiro, para desenvolver seus indicadores estaduais.

A reunião durou cerca de três horas e contou com a participação dos 12 novos membros da CEM, recém empossados neste dia 27 de abril e, ainda, a transmissão ao vivo pelo youtube para cerca de 50 espectadores. Para os próximos passos ficou decidido o reenvio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Combate às Mudanças Climáticas.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC