Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

CBC e SEMARH de Alagoas formalizam parceria



O Centro Brasil no Clima (CBC) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) de Alagoas oficializaram, no último dia 15 de junho, uma parceria para a oferta de capacitação para o fortalecimento das equipes técnicas do órgão.

Em documento que formalizou a parceria, o secretário da SEMARH, João Paulo Tavares, ressaltou que a parceria "será de fundamental importância para a elaboração dos estudos de avaliação das políticas e ações de mitigação e adaptação ao enfrentamento às mudanças do clima em nível subnacional".

Para o articulador do CBC, Sérgio Xavier, “o estado de Alagoas, que é referência nacional em gestão de resíduos sólidos, com fechamento pioneiro de 100% dos antigos lixões, está desenvolvendo com o CBC inovações voltadas para implementação de políticas climáticas. Em 2019 ativou seu Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e em 2020 está implantando Câmaras Técnicas Temáticas e desenvolvendo instrumentos de Monitoramento, Reporte e Verificação de emissões, no âmbito do projeto do ICAT - Initiative for Climate Action Transparency, representado no Brasil pelo CBC”.

Um dos principais objetivos previstos na parceria é o fortalecimento do Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas através da criação da Câmara Técnica de Inovação para economia de baixo carbono. Tavares, reforçou, ainda, que a Câmara Técnica "permitirá encontrar as melhores alternativas para o desenvolvimento do Estado, rumo ao reestabelecimento da economia pós-cenário de pandemia baseado na transição para uma economia sustentável de baixa emissão de carbono".

O Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas foi criado em agosto de 2019, a partir de uma parceria com o CBC, e realizou duas reuniões com os seus membros até agora.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC