Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

CBC se reúne com governador de Pernambuco

Governador Paulo Câmara e o diretor-executivo do CBC Alfredo Sirkis / Crédito: Lu Rocha / Semas PE

Para tratar das futuras ações do conselho de governança climática subnacional Governadores pelo Clima, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, reuniu-se com o diretor executivo do CBC, Alfredo Sirkis. Na iniciativa, lançada em abril, os estados brasileiros passam a ter um protagonismo central na questão climática. Frente ao negacionismo climático e à hostilidade do governo federal em relação ao enfrentamento da mudança climática e contra temas ambientais em geral,  os estados passam a desempenhar um papel central.


Na reunião, Sirkis tratou da eventual participação do governador em eventos internacionais, como a Semana do Clima, em Nova York, sua liderança entre na mobilização dos Governadores pelo Clima, no nordeste,  e da reativação do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima que se reuniu logo depois. O Fórum traçou  uma estratégia para reforçar o papel de Pernambuco na NDC brasileira e examinar as oportunidades que se abrem para o financiamento de projetos de  descarbonização: energias limpas,  o Fernando de Noronha Carbono Neutro,  bioquerosene de aviação, reflorestamento e agricultura de baixo carbono na região da caatinga. Também foram discutidas ações de adaptação:  combate à desertificação e medidas preventivas  no litoral e na zona da mata. 


"Pernambuco tem essa tradição, desde o governo de Eduardo Campos, possui uma legislação estadual bastante avançada, é um estado com prestígio internacional,  e visto como uma oportunidade de investimento no processo de descarbonização", observou Sirkis.

29 visualizações0 comentário