Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Conheça mais sobre o Brasil Carbono Zero, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas



Buscando avaliar de que forma o Brasil pode se tornar um país carbono neutro, com emissões líquidas zero de gases efeito estufa (GEE), no ano de 2060, em 2018 o ex-presidente Michel Temer solicitou ao Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) uma proposta para planejar as principais ações necessárias para o objetivo e para o cumprimento das metas da NDC brasileira, vinculada ao Acordo de Paris de 2015.


Alfredo Sirkis, ex-coordenador executivo do Fórum e atual diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC), ao entregar a versão final do documento, afirmou que “a estratégia aqui proposta para o horizonte 2060 não só permite ao Brasil cumprir sua parte em relação à contenção das mudanças climáticas em um nível não-catastrófico, mas propõe ainda oportunidades econômicas importantes na medida em que nosso país está singularmente bem posicionado para enfrentar o desafio da descarbonização das economias no âmbito global”.


Analisando a viabilidade do Carbono Zero em 2060, a equipe do professor Emilio La Rovere (COPPE/UFRJ) desenvolveu um estudo sobre a possibilidade de o Brasil alcançar, em 2050, emissões per capita compatíveis com a estabilização do aquecimento em 1,5 ºC. A então equipe do Fórum considerou em suas projeções apenas tecnologias disponíveis em escala comercial.


O documento apresentado especifica como possíveis riscos para o Brasil, por exemplo, a elevação do nível do mar, que acarretará em inundações de áreas costeiras. Elenca ainda medidas importantes para o combate ao aquecimento global, como o reflorestamento e o uso de energia limpa. Segundo o estudo, o desenvolvimento de novos cenários de descarbonização no Brasil até meados do século é fundamental para conceber estratégias mais ambiciosas, mantendo o aquecimento global bem abaixo de 2°C, idealmente abaixo de 1,5°C.


O documento Brasil Carbono Zero foi entregue ao então presidente em dezembro do mesmo ano. Na ocasião, Sirkis afirmou que “cumprir as metas estabelecidas na NDC coloca-nos perante ao mundo como uma potência agroflorestal, com biocombustíveis, energias limpas e fortes vantagens competitivas”.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC