Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Emissões de CO2 são compensadas por plantio de árvore no carnaval de Recife


Revelando um compromisso com o enfrentamento da crise climática global, Recife busca a sustentabilidade até no carnaval. O maior cortejo da cidade, o Galo da Madrugada, e um dos maiores do país, tem como missão este ano o caminho para uma festa mais ecológica, com soluções colaborativas em conexão com os 17 ODS, através do Plano de Sustentabilidade do bloco. O secretário executivo do CBC e diretor da Plataforma Circularis, Sérgio Xavier, conta que, para o próximo ano, há meta de ampliar a compensação ambiental e uso de biocombustíveis nos trios.


Sendo a única cidade do país assumindo metas para o carbono zero até 2050, Recife trouxe para o carnaval deste ano a maior promoção de reciclagem já feita nesta época. Pensando na economia circular, o Galo da Madrugada em parceria de cooperativas locais, como a Ball Corporation e Novellis, realizará uma ação de controle de resíduos recicláveis. Agentes vão distribuir sacolas recicláveis entre os foliões, orientando-os sobre o descarte correto. Ao fim do festejo, os resíduos coletados serão levados para ecopontos próximos ao bloco, onde serão separados, tratados e encaminhados ao destino correto. Uma outra ação é a instalação de telas em toda a extensão do Marco Zero para evitar que o lixo, principalmente plástico, chegue no rio ou no mar.


Assinando o Plano de Sustentabilidade do Galo da Madrugada, Sergio Xavier ajudou na implementação do projeto de compensação das emissões de CO2 dos trios elétricos e carros de apoio, sendo feita o plantio de árvores nativas. “Este ano serão calculadas as emissões de 30 carros elétricos -motores e geradores-, dezenas de carros de apoio, vários geradores de eletricidade e plantadas espécies nativas em áreas de Mata Atlântica, com os respectivos certificados de compensação de carbono.” Revelou Sergio.


Pensando no próximo carnaval, Sérgio apontou a ampliação de metas para a compensação ambiental através de parcerias, multiplicando o número de árvores plantadas na Mata Atlântica e na caatinga e usar biocombustíveis e/ou outras tecnologias de baixo carbono.

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC