Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Estados brasileiros se unem no I Encontro Internacional Governadores pelo Clima

Gilberto Gil fará a abertura do evento, que tem os governadores Renan Filho (AL), Waldez Góes (AP), Renato Casagrande (ES), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) entre os confirmados. O evento também reúne Ignacio Ybañez Rubio, embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, e Jerry Brown, ex-governador da Califórnia (EUA).


Proporcionar o intercâmbio de boas práticas entre as experiências dos estados brasileiros e de outros países e convidar os governadores estaduais comprometidos com a solução da crise climática para liderar a construção de uma rede de ações para uma governança climática sustentável. São estes os objetivos principais do I Encontro Internacional Governadores pelo Clima, que acontece nesta quinta-feira (29), às 14h, pelo Centro Brasil no Clima (CBC), instituição dedicada a aumentar a conscientização e promover mobilizações para a ação climática. O evento acontecerá no formato virtual, com transmissão ao vivo em http://bit.ly/GovernadoresPeloClima2020.


O cantor e compositor Gilberto Gil fará a abertura do evento, cantando a música Refazenda especialmente para o evento, a fim de sensibilizar os participantes para a importância da tomada de ação para resolver a questão climática. Entre as presenças confirmadas, estão os governadores Renan Filho (Alagoas); Waldez Góes (Amapá); Renato Casagrande (Espírito Santo); Flávio Dino (Maranhão); Hélder Barbalho (Pará); Paulo Câmara (Pernambuco); Wellington Dias (Piauí); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); João Doria (São Paulo) e ainda os vice-governadores Marcus Vinicius Britto de Albuquerque Dias (DF) e Wanderlei Barbosa Castro (Tocantins). Outros governadores estão em fase de confirmação. Também participam Ignacio Ybañez Rubio, embaixador da União Europeia (UE) no Brasil; Yvon Slingenberg, diretora de Ação Climática da Comissão Europeia, e Jerry Brown, ex-governador da Califórnia (EUA), além de Israel Klabin, associado e membro-fundador do CBC.


Durante o encontro, que será mediado pela jornalista Andreia Coutinho e terá tradução simultânea, serão apresentadas as experiências exitosas já realizadas por governadores de outros países e regiões, como Estados Unidos, Argentina e União Europeia.


“O objetivo da articulação Governadores Pelo Clima é somar forças dos Estados visando cumprir os compromissos do Brasil no Acordo de Paris; discutir sobre as oportunidades de geração de empregos da economia verde e estruturar canais de intercâmbio internacional entre movimentos similares de outros países”, destaca Sérgio Xavier, articulador político do CBC e coordenador da realização no Brasil de projeto apoiado pelo SPIPA – Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement, iniciativa da União Europeia.


“Durante o encontro, teremos a oportunidade de refletir como a experiência europeia pode nos inspirar sobre a implantação de abordagens transversais para enfrentar as mudanças climáticas, de discutir os desafios e oportunidades que as iniciativas implantadas em outros países possuem, além de debater como os governadores e a sociedade podem estabelecer um diálogo mutuamente benéfico para a prevenção e adaptação aos impactos climáticos”, declarou Guilherme Syrkis, Diretor Executivo do CBC.


Carta de Compromisso


Na ocasião, será apresentada a carta de compromisso para institucionalizar o Conselho de Governadores pelo Clima e criar sua base executiva, composta por representantes dos governadores. O documento ressalta o papel central dos governos subnacionais (ou seja, os governos estaduais) no esforço global para manter o aquecimento da Terra bem abaixo de 2 °C e para acelerar a transição para uma economia limpa e inclusiva, que beneficiará a segurança, a prosperidade e a saúde de toda a população.


“Considerando tais urgências e oportunidades, os governadores brasileiros signatários da presente carta instituem a aliança Governadores pelo Clima, em sintonia com outras iniciativas similares nos diversos continentes. Seremos uma coalizão suprapartidária, agregando ideias, forças e conhecimentos para enfrentar essa ameaça existencial. Com o compromisso de ação continuada, os governadores signatários indicarão representantes executivos para consolidar a institucionalidade da aliança e construir uma agenda estratégica nacional e internacional”, ressalta um dos trechos do documento.


Sobre o Centro Brasil no Clima

Fundado por Alfredo Sirkis, um dos principais líderes do movimento ambientalista no país, o Centro Brasil no Clima (CBC) é um think tank sediado no Rio de Janeiro que tem como objetivo estimular o debate público para resultar em uma sociedade mais sustentável. Desde 2018, a instituição realiza um projeto no âmbito das Parcerias Estratégicas para a Implementação do Acordo de Paris (SPIPA, em inglês), uma iniciativa da União Europeia, para desenvolver e reforçar a governança subnacional na área de mudança do clima.


Programação

Abertura - Gilberto Gil, cantor e compositor; Guilherme Syrkis, diretor executivo do Centro Brasil no Clima (CBC), e Israel Klabin, associado e membro-fundador do CBC.

Ignacio Ybañez Rubio, embaixador da União Europeia (UE) no Brasil

● Ação climática na Europa – A importância de uma abordagem transversal e multinível - Yvon Slingenberg, Diretora de Ação Climática da Comissão Europeia.

● Mensagem em vídeo de Jerry Brown (ex-governador da Califórnia).

● Alianças de Governadores dos Estados Unidos: Reed Schuler (conselheiro-sênior de política do governador Jay Inslee, de Washington) e Aimee Barnes (consultora-sênior do ex-governador Jerry Brown, da Califórnia)

● Alliance for Climate Action - Argentina: Manuel Jaramillo, diretor-geral da Fundación Vida Silvestre.

● Participação dos governadores brasileiros: Alagoas - Renan Filho; Amapá – Waldez Góes; Espírito Santo – Renato Casagrande; Maranhão - Flávio Dino; Pará – Hélder Barbalho; Pernambuco – Paulo Câmara; Piauí - Wellington Dias; Rio Grande do Norte - Fátima Bezerra; Rio Grande do Sul - Eduardo Leite; São Paulo – João Doria e os vice-governadores do Distrito Federal - Marcus Vinicius Britto de Albuquerque Dias e do Tocantins - Wanderlei Barbosa Castro. Outros governadores ainda estão em processo de confirmação de presença.

● Apresentação da carta de compromisso para institucionalização do Conselho de Governadores pelo Clima.

● Encerramento, conclusões e próximos passos - Sergio Xavier, Coordenador e Articulador Político do CBC.

● Apresentação e moderação - Andrea Coutinho, jornalista.



--Serviço--

  • I Encontro Internacional Governadores pelo Clima

  • Quinta-feira (29), às 14h (Hora de Brasília)

  • Duração aproximada de duas horas e tradução simultânea português-inglês

  • Transmissão em: http://bit.ly/GovernadoresPeloClima2020


Assessoria de Imprensa: Café8 Luma Araujo: (81) 98532-6635 / lumali.araujo@gmail.com



81 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC