Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Veja o personagem que impulsiona o papel do CBC


Expressando como um sonho de menino, que sempre sonhou em jogar no time de coração e de repente se vê como companheiro de time de um ídolo, o novo Coordenador de Projetos do Centro Brasil no Clima, Alexandre Batista, vê o seu trabalho na instituição como um lugar de prospecção social e política para a inclusão da pauta climática no Brasil.


“No Brasil, infelizmente a pauta climática ainda não entrou com força na mídia e na mentalidade da sociedade. Vemos grandes movimentos globais, com jovens indo as ruas, protestando, greves pró-ações climáticas, e no Brasil não há repercussão ou replicação quase nenhuma. É ai que vem a importância do CBC. É uma das instituições que podem fazer essa reverberação tão necessária no país, ainda mais no atual contexto”.


Formado em Administração na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre e doutorando em políticas públicas com ênfase em governança ambiental. Pesquisando sobre como realizar a transição para uma política fiscal verde, em especial em relação aos aspectos cliáticos, Alexandre definiu o tema como foco principal na sua vida. Com esse foco, e sempre acompanhando as redes sociais, chegou ao CBC: “No começo de fevereiro, vi um anúncio na página do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, sobre uma vaga no CBC para trabalhar como Coordenador de Projetos voltados à pauta climática. O anúncio deixava claro que buscavam um perfil com boa formação acadêmica, mas que tivesse uma boa experiência com o setor privado e projetos, pois necessitavam de um profissional bastante dinâmico. Me identifiquei, fui avançando no processo seletivo e, no fim, estou aqui realizando um sonho.” Disse ele.


Seu trabalho no Centro Brasil no Clima é coordenar o projeto em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICs), que analisa articulações sobre a pauta climática no legislativo, especialmente federal, com ações também sobre os entes subnacionais.


“Hoje encontramos uma série de pautas, projetos de lei e medidas provisórias que estão desmontando as instituições ambientais. Acredito que essa articulação que o CBC faz com excelência é essencial para munir os deputados e senadores, que têm o interesse na pauta ambiental, oferecendo subsídios técnicos e relacionais. A pauta ambiental é muito complexa, e esses entes lidam com diversos temas. Logo, precisam ter uma equipe muito qualificada como apoio, muito técnica, muito bem articulada. Esse é o principal diferencial do CBC: articular com a academia, terceiro setor, empresas e setor público para, de fato, avançar a pauta climática no Brasil, que vem sendo tão ameaçada.”

72 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC