Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Governadores assinam carta de compromisso em prol do combate à crise climática

O documento reforça o papel central dos governos estaduais para manter o aquecimento da terra bem abaixo dos 2 ºC e acelera a transição do país para uma economia limpa e inclusiva.

De forma inédita no país, foi lançada nesta quinta-feira (29), a carta de compromisso de Governadores Pelo Clima, onde líderes nacionais assumem o compromisso de desenvolver políticas de enfrentamento à crise climática e de desenvolvimento sustentável de forma integrada, sem esperar a ação no nível federal. O lançamento aconteceu durante o I Encontro Internacional Governadores Pelo Clima e, agora, a carta está aberta a novas assinaturas dos governos estaduais interessados em participar dessa coalizão e se fortalecerem mutuamente.

O cantor Gilberto Gil participou do encontro virtual que teve início às 14h e foi transmitido em diversos países. Na ocasião, dedilhou a canção “Refazenda”, para chamar atenção dos presentes para o respeito, convívio e importância do aprendizado e diálogo com a natureza.

O evento contou com a participação de mais de 20 estados e foi marcado pelas presenças dos governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), João Doria (São Paulo), Helder Barbalho (Pará), Flávio Dino (Maranhão), Renan Filho (Alagoas), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Marcaram presença, ainda, os vice-governadores Marcus Vinicius Britto de Albuquerque Dias (DF) e Wanderlei Barbosa Castro (Tocantins). No rol de presenças internacionais, estiveram Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Jerry Brown, ex-governador da Califórnia (EUA), entre outros.

“A urgente recuperação econômica deve ser impulsionada por processos integrados, que possam simultaneamente regenerar ecossistemas, fortalecer empresas e gerar milhões de empregos, aproveitando oportunidades de investimento em energias renováveis, reflorestamentos, saneamento, reciclagem, bioeconomia, bem como em inovações tecnológicas e de processos produtivos, com uso mais eficiente dos recursos públicos e privados”, cita um trecho da carta, que já conta com as assinaturas dos governadores do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O encontro foi realizado pelo Centro Brasil no Clima – CBC, com apoio da União Europeia e do Instituto Clima e Sociedade, e convidou os governadores estaduais a se comprometerem com a solução da crise climática, alertando dos efeitos socioeconômicos que aprofundam desigualdades e expõe ainda mais a parcela mais vulnerável da população a intempéries de todo tipo.

“São os governos estaduais que interagem com os municípios e com o governo federal. Por tanto, esse é um elo muito importante para interligar as diversas ações, ideias, forças políticas, conhecimentos e ações práticas pelo meio ambiente. União e quebra de polarizações é o que o Brasil e o mundo tanto precisam”, comentou o articulador político Sergio Xavier, durante a reunião.

“Precisamos construir pontes sólidas com os municípios e também com o Governo Federal. A gente acredita que a força dos governadores vai ser a forma mais eficiente de avançar com a pauta climática no Brasil, pois já estamos em emergência climática”, alertou o diretor-executivo do Centro Brasil no Clima, Guilherme Syrkis.

Os governadores e governadoras que desejarem firmar o compromisso com o meio ambiente podem se juntar ao movimento em defesa do planeta e da economia, assinando a carta que está disponível no site: www.centrobrasilnoclima.org e segue aberta a novas assinaturas até dezembro.

O encontro de apresentação da carta de compromisso Governadores Pelo Clima pode ser assistido na íntegra em www.youtube.com/watch?v=cMpz0tKfuIw&feature=youtu.be

Assessoria de Imprensa:

Café8

Luma Araujo: (81) 98532-6635 / lumali.araujo@gmail.com

73 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC