Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

No Dia do Meio Ambiente, CBC realiza webinar discutindo novos rumos da economia global pós pandemia



Tendo como tema “Reconstruindo a economia mundial pelo verde: Por onde começar?”, a primeira webinar do Centro Brasil no Clima (CBC), da série mensal em comemoração ao dia do Meio Ambiente, aconteceu na manhã de hoje, 5, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube do CBC. Além da audiência de mais 385 participantes on-line, o evento teve como convidados o professor da USP e economista, José Eli da Veiga, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Young, e o ex-presidente do BNDES e economista, Joaquim Levy. O evento foi mediado pelo diretor-executivo do CBC, Alfredo Sirkis.


No centro da discussão esteve as consequências e repercussões da pandemia do novo coronavírus na economia e uma possível reconstrução econômica verde da econômica global. O evento trouxe em pauta a necessidade de se discutir quais são os novos instrumentos a serem utilizados para essa reformulação setorial, como por exemplo a questão energética mundial. No atual clima de ultrapolaridade internacional entre EUA e China, em que a disputa não é para ver quem será pioneiro da transição energética, o economista, José Eli, apostou, durante a sua apresentação, na possibilidade de que a inovação tecnológica revolucionária preceda as inovações institucionais.


Para a presidente do CEBDS, Marina Grossi, a situação atual, apesar de ser algo já sabido pela ciência, pegou a todos de surpresa, porém viu surgir um novo movimento de ‘reset’. “Como é que a gente pode estar fazendo um novo reiniciar da economia dentro desse quadro? Se a gente imaginar que tem mais de 2% do PIB global em gastos governamentais que estão sendo utilizados na pandemia, vemos a possibilidade de você redirecionar esses recursos, que estão sendo usados de uma maneira, na maior parte das vezes, muito tradicional”. Marina citou também a forma como a economia brasileira não está preparada para novas crises, onde não existe um sistema de injeção de capital na administração de pequenas empresas em um curto prazo, revelando uma possível recessão econômica ainda este ano.


O professor da UFRJ, Carlos Eduardo Young, reforçou que é necessário discutir a reativação da economia, não dando continuidade a produção de problemas, mas sim, discutir no âmbito social brasileiro uma nova reforma tributária. “É fundamental que a gente tenha nesse momento de crise, a necessidade de rediscutir o sistema, e isso passa, por exemplo, pela questão da cobrança de tributos. E ainda não foi incorporado no Brasil, algo que já está sendo praxe nos países mais desenvolvidos, que é a incorporação do sistema poluidor-pagador, que pode ser uma fonte significativa de investimentos”. Young, defende que agora é preciso incentivar as atividades que são economicamente interessantes, mas que são socialmente inclusivas e ambientalmente adequadas, reprimindo as atividades negativas.


Joaquim Levy, ex-presidente do BNDES e economista, chama a atenção para o fato de que a preparação da economia verde para uma saída ordenada da crise é crucial. Acredita que, pelo ponto de vista global, deveria se organizar amplos protocolos de combate à crise causada pela pandemia de coronavírus, porém grande parte dos recursos que estão sendo estipulados por alguns países, chamados de “iniciativas marrons”, trazem somente mais do mesmo. “Se você não tem uma coisa planejada é difícil você começar a fazer uma grande virada”, enfatiza Levy.


Fechando a webinar, o diretor-executivo do CBC, Alfredo Sirkis, reforçou que existe a oportunidade de criar condições para que a geração atual cumpra com o dever de entregar um mundo em condições favoráveis, para que as próximas gerações consigam, através das novas rupturas tecnológicas, alcançar o ideal de estabilização climática da era pré industrial.

59 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC