Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Nosso último adeus a Alfredo Sirkis. Até breve, descarbonário!




Hoje perdemos um dos mais experientes e aguerridos ativistas ambientais do Brasil. Alfredo Sirkis, em sua trajetória brilhante e inspiradora, dedicou a maior parte de sua vida à luta pelo meio ambiente e, principalmente, o clima.


Sirkis era enorme, com sua inteligência aguçada desfilava por temas diversos, mesmo que ainda incipiente na arena política e social, com sua desenvoltura e eloquência natural. Era capaz de indicar as próximas tendências e desafios do século XXI: foi um dos percursores da luta ambiental no Brasil e um dos mais ferrenhos ativistas pela descarbonização da economia, já prevendo que este seria o grande desafio da humanidade.


Sua vida foi marcada por grandes feitos, digno das grandes personalidades da história. Participou da luta armada contra a ditadura militar no Brasil, trabalhou como correspondente em diversos países, recebeu o prêmio Jabuti pelo seu best-seller “Os Carbonários”, foi um dos fundadores do Partido Verde e seu presidente por 9 anos. Sirkis foi o vereador mais votado da cidade do Rio de Janeiro, com sua campanha televisiva que se tornou referência em marketing político, se tornou o primeiro secretário municipal de meio ambiente do Rio de Janeiro, secretário de urbanismo, presidente do Instituto Pereira Passos, candidato a Presidente da República, Deputado Federal, Coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima e exercia, atualmente, a direção executiva do Centro Brasil no Clima.


Sirkis era um oásis dentro do cenário político brasileiro. Havia os que discordavam, mas nunca os que se arrependessem do voto a esta figura ímpar. Em seu retorno às origens, Sirkis retomou a sua vocação de escritor e consolidou em seu novo livro “Descarbonário” a sua trajetória política pelo combate às mudanças climáticas. Estava em plena “campanha” de divulgação do livro, participando de diversas entrevistas e, mais uma vez, inovando ao fazer várias sessões virtuais de lançamento da sua décima obra. Com isso, pôde estar, mais uma vez, “próximo” de seus amigos queridos e companheiros de longa data para tocar uma prosa sincera. Estava animado para a cachaça com os amigos no pós-pandemia que, infelizmente, ficará apenas na lembrança e nos corações daqueles que já tiveram esta oportunidade.


Escrever essa nota é algo extremamente doloroso para todos nós do CBC. Perdemos um líder, uma inspiração, um companheiro e um amigo. Ficamos despedaçados com a notícia do acidente e sem chão com a confirmação de sua morte. Sua história de vida será nossa fonte de inspiração, sempre.


Estamos profundamente consternados com o falecimento de Alfredo Sirkis. Uma perda irreparável para o Brasil e o mundo. Neste momento, nosso carinho e sentimento estão com a família. Reafirmamos o nosso compromisso com a continuidade de seu legado, fortalecendo suas ideias e projetos pelo clima.


Obrigado.


Equipe Centro Brasil no Clima

0 visualização
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC