Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Plano para NDC brasileira vira workshop

Por: Beatriz Couto


Faltando menos de uma semana para a COP-25, o Centro Brasil no Clima realizou um workshop sobre alternativas de financiamento dos Estados Amazônicos e estratégias de longo prazo para o cumprimento da NDC brasileira.


A reunião buscou discutir maneiras e novas possibilidades de políticas climáticas, para que o Brasil alcançasse suas metas de NDCs estabelecida pelo Acordo de Paris, em 2015. “O Brasil só cumprirá o objetivo estabelecido, se reduzir em 95% o desmatamento na Amazônia”, revelou Alfredo Sirkis, diretor do Centro Brasil no Clima.


A troca de ideias trouxe em pauta, a utilização dos estados amazônicos como mecanismos de captação de carbono que remunerem a redução do desmatamento, em um âmbito regional. A forma de estabelecer um fundo de financiamento – público e/ou privado- virou discussão durante a segunda parte do workshop, já que seria necessário o estabelecimento de uma economia sustentável.


“É difícil a realização de metas com recursos próprios, deve se pensar global. Não é possível manter algo por muito tempo sem o apoio federal. Devemos pensar no resultado”, disse o professor da UERJ, Ronaldo Seroa. Para ele, o fundo para os Estados poderia ser dado diretamente para cada governo.


O workshop foi apenas o primeiro passo para outras iniciativas de mitigação de mudança climática, visando uma revisão da NDC brasileira para a COP de 2020, na Escócia.

13 visualizações0 comentário