Notícias do Brasil

  • centrobrasilnoclima

Visando capacitação dos estados na agenda climática, CBC e Centro Clima produzem série de workshop


O movimento de recuperação econômica, após o abalo provocado pela pandemia de Covid-19, pode gerar 2 milhões de empregos e adicionar R$ 2,8 trilhões ao PIB brasileiro, além de ajudar o País a se tornar mais resiliente às mudanças climáticas, caso os investimentos forem direcionados para uma economia mais verde, segundo o estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era”, desenvolvido pelo WRI Brasil. Com o adiamento das eleições municipais para 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno respectivamente, os candidatos podem estruturar melhor suas propostas fortalecendo melhor suas políticas socioambientais, que se tornou foco principal nessas eleições 2020.


Trabalhando diretamente em identificar as oportunidades para mitigação das emissões de GEE a nível subnacional o Centro Brasil no Clima (CBC) em parceria com o Centro Clima (COPPE/UFRJ) produziu um workshop de capacitação para estados parceiros que aconteceu nos dias, 24 e 25 de agosto, com o propósito de inserir os estados na agenda climática apresentando conceitos e instrumentos relacionados ao tema, e promover a participação de atores no nível subnacional, tanto como forma de fornecer insumos para a identificação das oportunidades de mitigação, como para a validação dos cenários que serão construídos. Ao total, o encontro contou com mais de 50 espectadores responsáveis por secretarias estaduais que fazem parte da rede CBC no projeto ICAT, e teve como convidados a mesa o coordenador do Centro Clima, Emílio La Rovere e a pesquisadora do Centro Clima, Carolina Dubeux.


Durante os dois dias foram abordados assuntos como: a ciência básica das mudanças climáticas, a política nacional e seus instrumentos, esquemas de financiamento climático, além da apresentação de formas de construir inventários de emissões GEE e metodologias disponíveis para sua composição. De acordo com Guilherme Lima, coordenador do CBC para o projeto ICAT (Initiative for Climate Action Transparency), financiador da iniciativa, mesmo sendo o workshop inicial da futura série do projeto teve um resultado bastante positivo, o que ajuda na construção da imagem do CBC como uma instituição que tem capacidade de levar até os estados um ótimo conteúdo através da parceria com o Centro Clima. “O workshop conseguiu atingir o objetivo de capacitar essas equipes para que elas possam se envolver de forma mais ativa nas discussões que estão por vir sobre as opções de mitigação nos Estados e da agenda climática como um todo”, esclarece Guilherme.


Através da avaliação geral dos participantes, o workshop conseguiu alcançar o objetivo de expor um conteúdo da agenda climática, facilitando o entendimento daqueles que possuem pouco conhecimento no assunto e adquirindo experiências para as pessoas que já estão inclusas no âmbito político-ambiental. É válido lembrar que esse evento faz parte do projeto ICAT Brasil, que é financiado pela Iniciativa para Transparência na Ação Climática (ICAT), e como parte dessa proposta o CBC e o Centro Clima estão organizando uma série especial de workshops ao longo do ano, com o objetivo de dar suporte aos Estados na condução de suas próprias avaliações e engajamento em torno da agenda climática.

11 visualizações
Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC