Quem Somos

CBC - Centro Brasil no Clima

O Centro Brasil no Clima (CBC) é um think tank sobre mudanças climáticas, um espaço de reflexão e ação estratégica.

É fruto da iniciativa Rio Climate Challenge (RCC), evento paralelo à Conferência Rio + 20 da ONU, em 2012. O nome Brasil no Clima foi usado pela primeira vez para nomear duas grandes manifestações no Rio de Janeiro, em 2007 e 2009, antes das conferências de Bali e Copenhague da UNFCCC, com o objetivo de exercer pressão sobre as posições oficiais brasileiras.

Estritamente apartidário, o CBC age para influenciar a política e as estruturas de poder brasileiras. Também defende a implementação do NDC, estabelecendo suas metas setoriais e regionais, aumentando suas ambições, construindo uma estratégia de longo prazo para a rede zero (em meados do século XXI) e concebendo ações de adaptação robustas em diferentes níveis.

Reunião do CBC

Diretor-Executivo:

Guilherme Syrkis

CBC na ONU

Algumas de nossas conquistas

 

O CBC organizou o Ratifica Já!, a campanha que influenciou decisivamente a ratificação do Acordo de Paris em tempo recorde (dois meses em ambas as Casas do Congresso).

De setembro de 2016 a maio de 2019, o CBC esteve profundamente envolvido, através do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, na promoção de uma discussão (durante dois longos anos) de um roteiro de implementação para o INDC brasileiro com múltiplos interessados. Participaram deste processo 537 participantes e 247 organizações do governo, ONGs, setor privado e academia.


O documento Proposta Inicial para a Implementação do NDC brasileiro foi entregue ao Presidente do Brasil, ao Congresso, a vários ministros e a candidatos à presidência. O CBC também lançou o Carbono Neutro Brasil 2060, um estudo desenvolvido em parceria com a academia, que mostra caminhos possíveis para a rede zero.

 

O CBC também está envolvido com a discussão da economia descarbonizadora e participa da Iniciativa 108 (referente ao parágrafo 108 do Acordo de Paris). O CBC publicou também o livro Moving the Trillions, um debate sobre preços positivos de ações de mitigação.


Atualmente, há um difícil ambiente político no Brasil, com o governo federal emitindo sinais contraditórios sobre a mudança climática. Por isso, o CBC está priorizando seu trabalho no nível subnacional, com governos estaduais, cidades e sociedade civil, impulsionando a agenda climática.


Continuamos com uma forte presença na mídia brasileira e seus principais veículos, também continuamos desenvolvendo nossa rede social e valorizamos a organização de intervenções e manifestações nas ruas quando necessário.

O CBC também se concentra em equipar as pessoas com conhecimento, e oferece cursos sobre mudanças climáticas, bem como sobre várias questões ambientais, para diferentes tipos de público, incluindo crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. O CBC também tem uma forte parceria com o Projeto Realidade Climática, presidido por Al Gore, e desenvolve projetos com a União Européia e o PNUMA, bem como uma ação conjunta com várias ONGs nacionais e estrangeiras.

iconmission.png

Missão

Contribuir para o esforço global de manter o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo de 2 graus Celsius e para a transição rumo a economias de baixo carbono.

Visão

Somos uma organização sem fins lucrativos que congrega alguns dos principais cientistas, pensadores e ativistas do Brasil na área de mudanças climáticas e economia de baixo carbono.

 

Alguns dos fundadores e líderes do CBC

Alguns dos pesquisadores, pensadores e ativistas no Brasil na área de mudanças climáticas, meio ambiente e economia. 

Conselho Diretor

Branca Bastos Americano

Mestre em Planejamento Energético, DEA

em Methódes Scientifiques de Gestion pela Universidade de Paris-Dauphine, consultora

e associada ao Instituto Internacional para

a Sustentabilidade – IIS.

Natalie Unterstell
Cofundadora do Movimento Agora!, diretora do Instituto Talanoa, membro do Green Climate Fund e diretora da organização Política por Inteiro.

Rodrigo Amorim Gonçalves Rosa
Professor visitante na Columbia University, em Nova Iorque, ex-special advisor do conselho do C40 Cities Climate Leadership Group.

Eduardo Viola

Cientista político, professor titular de Relações Internacionais na Universidade de Brasília e Pesquisador Associado Sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Roberto Smeraldi
Jornalista e chef, foi diretor da ONG Amigos da Terra por mais de 25 anos, promoveu no Brasil a certificação socioambiental de alimentos.

INDICA (2)_edited.png

Rogerio Studart
Doutor em Economia pela University of London, especializado em finanças internacionais com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Atualmente , é Sênior Fellow do World Resources Institute.

Virgílio Maurício Viana 

Engenheiro Florestal, Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida e presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO).

Conselho Fiscal 

Bradson Camelo 

Mestre em Direito Econômico pela UFPB, é Procurador Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Economista e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

Helena Mian 

Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Experiência na área de energia, atuando principalmente em: controle externo, regulação, políticas públicas na área e planejamento estratégico.

Diretores

Guilherme Syrkis  

Formado em Educação Executiva pela Harvard Kennedy School e tem mestrado

em Política Energética e Ambiental pela Universidade de Chicago com bolsa da Obama Foundation. Atualmente ocupa o cargo de Diretor-Executivo do CBC.

Márcia Bandeira

Coordenadora Financeira do CBC desde

sua criação em 2015, ocupou cargos de assessoramento nas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo no município do Rio de Janeiro e na Câmara dos Deputados.

Simone Siag Oigman-Pszczol

Mestre em Biologia, Doutora em Ecologia, com doutorado sanduíche na Universidade de Tel Aviv (Israel), tem ainda dois pós-doutorados na área. Atua em gestão de projetos de pesquisa científica e socioambientais desde 2000 e é diretora executiva do BrBio - Instituto Brasileiro de Biodiversidade.

William Wills 

Engenheiro Eletrônico, Mestre e Doutor

em Planejamento Energético e Ambiental.

Tem expertise em mudanças climáticas

e atualmente é pesquisador de

Pós-Doutorado do PPE/COPPE/UFRJ.

Consultores Sênior

Olga Wehb

Mestre em Sociologia do Desenvolvimento em Paris X e Doutora em História e Civilizações  foi superintendente por duas gestões na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Atua como consultora na área socioambiental e de gerenciamento de projetos.

Sérgio Besserman

Economista, é presidente do Instituto

de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Coordenador Estratégico Climate Reality Project Brasil. Entre seus focos de atuação e pesquisa, estão Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico Sustentável, História do Aquecimento Global e de Mudanças Climáticas.

Sergio Xavier 

Empreendedor de inovações tecnológicas para sustentabilidade, Consultor e Desenvolvedor de projetos de Economia Circular - Carbono Neutro e Políticas Públicas Sustentáveis. Foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco 

Consultores 

Alexandre Batista

Beatriz Carneiro

INDICA (1)_edited.png

Carmynie Xavier

Marianna Albuquerque

Nathália Minari

Beatriz Araújo

Beatriz Couto

Duda Mattar

Guilherme Lima

Víctor Anequini

Fundadores e associados

Maurício de Moura Costa
Natalie Unterstell 
Olga Martins Wehb 
Oswaldo dos Santos Lucon 
Pedro Moura Costa 

Rafael Kelman 

Renata Moraes 

Roberto Schaeffer

Roberto Smeraldi
Robert Zsolt Let Kazinczy Smeraldi 

Rodrigo Amorim Gonçalves Rosa 
Sérgio Besserman Vianna 

Sergio Luis de Carvalho Xavier 

Simone Siag Oigman-Pszczol
Suzana Kahn Ribeiro Rezende de Azevedo 
Tasso Resende de Azevedo 
Tatiana Martins Wehb 

Virgílio Maurício Viana 

William Wills 

Alfredo Helio Syrkis 
Ana Amélia Campos Toni
André Lemos de Abreu 
André Luiz Esteves 
Andrea Margit 
Andrea Souza Santos 
Aspasia Brasileiro Alcantara de Camargo 
Branca Americano  
Carlos Eduardo Rittl 

Eduardo Alexandre da Silva Almeida
Eduardo José Viola 
Emilio Lèbre La Rovere 
Fabio José Feldmann 

Guilherme Syrkis 

Israel Klabin 
José Sarney Filho 

Luiz Augusto Nóbrega Barroso 
Márcia Bandeira da Silva