Centro Brasil No Clima

​Av. Marechal Câmara, 160 / sala 418
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20020-080

E-mail:
contato@centrobrasilnoclima.org
cbc@centrobrasilnoclima.org

Telefones: +55 21 2262-1202 / +55 21 2210-7102

Fique por dentro das notícias do CBC

Quem Somos

CBC - Centro Brasil no Clima

O Centro Brasil no Clima (CBC) é um think tank sobre mudanças climáticas, um espaço de reflexão e ação estratégica.

É fruto da iniciativa Rio Climate Challenge (RCC), evento paralelo à Conferência Rio + 20 da ONU, em 2012. O nome Brasil no Clima foi usado pela primeira vez para nomear duas grandes manifestações no Rio de Janeiro, em 2007 e 2009, antes das conferências de Bali e Copenhague da UNFCCC, com o objetivo de exercer pressão sobre as posições oficiais brasileiras.

Estritamente apartidário, o CBC age para influenciar a política e as estruturas de poder brasileiras. Também defende a implementação do NDC, estabelecendo suas metas setoriais e regionais, aumentando suas ambições, construindo uma estratégia de longo prazo para a rede zero (em meados do século XXI) e concebendo ações de adaptação robustas em diferentes níveis.

Reunião do CBC

Diretor Executivo: Sirkis

CBC na ONU

Algumas de nossas conquistas

 

O CBC organizou o Ratifica Já!, a campanha que influenciou decisivamente a ratificação do Acordo de Paris em tempo recorde (dois meses em ambas as Casas do Congresso).

De setembro de 2016 a maio de 2019, o CBC esteve profundamente envolvido, através do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, na promoção de uma discussão (durante dois longos anos) de um roteiro de implementação para o INDC brasileiro com múltiplos interessados. Participaram deste processo 537 participantes e 247 organizações do governo, ONGs, setor privado e academia.


O documento Proposta Inicial para a Implementação do NDC brasileiro foi entregue ao Presidente do Brasil, ao Congresso, a vários ministros e a candidatos à presidência. O CBC também lançou o Carbono Neutro Brasil 2060, um estudo desenvolvido em parceria com a academia, que mostra caminhos possíveis para a rede zero.

 

O CBC também está envolvido com a discussão da economia descarbonizadora e participa da Iniciativa 108 (referente ao parágrafo 108 do Acordo de Paris). O CBC publicou também o livro Moving the Trillions, um debate sobre preços positivos de ações de mitigação.


Atualmente, há um difícil ambiente político no Brasil, com o governo federal sendo controlado por negacionistas ou céticos sobre a mudança climática. Por isso, o CBC está priorizando seu trabalho no nível subnacional, com governos estaduais, cidades e sociedade civil, impulsionando a agenda climática.


Continuamos com uma forte presença na mídia brasileira e seus principais veículos, também continuamos desenvolvendo nossa rede social e valorizamos a organização de intervenções e manifestações nas ruas quando necessário.

O CBC também se concentra em equipar as pessoas com conhecimento, e oferece cursos sobre mudanças climáticas, bem como sobre várias questões ambientais, para diferentes tipos de público, incluindo crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. O CBC também tem uma forte parceria com o Projeto Realidade Climática, presidido por Al Gore, e desenvolve projetos com a União Européia e o PNUMA, bem como uma ação conjunta com várias ONGs nacionais e estrangeiras.

Contribuir para o esforço global de manter o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo de 2 graus Celsius e para a transição rumo a economias de baixo carbono.

Missão

Somos uma organização sem fins lucrativos que congrega alguns dos principais cientistas, pensadores e ativistas do Brasil na área de mudanças climáticas e economia de baixo carbono.

Valor

Alguns dos fundadores e líderes do CBC

Alguns dos pesquisadores, pensadores e ativistas no Brasil na área de mudanças climáticas, meio ambiente e economia. 

Fundadores e associados
 
Alfredo Helio Syrkis 
Ana Amelia Fields Toni
Andre Lemos de Abreu 
Andre Luiz Esteves 
Andrea Margit 
Andrea Souza Santos 
Aspasia Brasileiro Alcantara de Camargo 
Branca Americano Camargo 
Carlos Eduardo Rittl 
Eduardo Jose Viola 
Emilio Lebre La Rovere 
Fabio Jose Feldmann 
John Fernando Moura Viana 
Jose Sarney Filho 
Marcia Bandeira da Silva 
Marcos Vinicius de Campos 
Maurice de Moura Costa 
Natalie Unterstell 
Olga Wehb Martins 
Oswaldo dos Santos Lucon 
Pedro Moura Costa 
Robert Zsolt Let Kazinczy Smeraldi 
Sergio Besserman Vianna 
Suzana Kahn Ribeiro Rezende de Azevedo 
Israel Klabin
Roberto Schaeffer
Renata Moraes

Diretores

 

Alfredo Hélio Syrkis
Marcia Bandeira
Olivia Ainbinder 
Renata Moraes

 

Conselho

 

Andrea Souza Santos
Sérgio Besserman Vianna 
Alfredo Hélio Syrkis
Márcia Bandeira
Olivia Ainbinder
Rodrigo Rosas